Tema de Janeiro/2015 - OBEDIÊNCIA

Durante o Mês todo de JANEIRO/2015


ALVO DA LIÇÃO: OBEDIÊNCIA
OBJETIVO: Levar a criança a ser obediente aos pais e autoridades.
LIÇÃO:  É MUITO BOM SER OBEDIENTE
"Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:15-17)

Tudo o que Deus fez era perfeito. Ele é tão maravilhoso que primeiro preparou o Paraíso, com um jardim lindo, várias flores de cores diferentes, diversas árvores com frutos deliciosos, rios e cachoeiras limpinhos.

Ele criou tudo primeiro e, depois, criou o homem para cuidar de tudo o que Ele havia feito. Tudo para o homem ser feliz. Deu tudo o que o homem precisava, até uma companheira para formar uma família.

Deus fez tudo que o homem precisava para ser feliz

O ser humano recebeu tudo pronto. Não precisava sofrer para conseguir nada, não existia nada de ruim que conhecemos hoje no mundo. Guerras, fome, miséria, doenças, morte...nada disso fazia parte do plano original da criação de Deus.

E, para completar, o próprio Deus ia todos os dias ao jardim para conversar com Adão e Eva. Como deviam ser perfeitos aqueles dias! Todas as tardes eles se encontravam com Deus e não sentiam falta de nada.

Deus lhes deu tudo. E só pediu uma coisa em troca. Algo que não lhes custava nada fazer. Como reconhecimento por tudo aquilo que Ele havia dado, tantas árvores com frutas gostosas para comer, tanta alegria e tanta paz...Ele pediu que Adão e Eva não tocassem em uma árvore, que Ele chamou de Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Aquela árvore era dEle.

Não parecia nada muito difícil de se fazer, afinal de contas, não faltava nada para Adão e Eva, não é mesmo? Se eles sentissem fome, o Jardim estava cheio de árvores com frutas docinhas. Se sentissem sede, tinha um rio limpinho e fresquinho bem perto.

Qualquer coisa que quisessem, estaria ao alcance. Era uma árvore no meio de muitas outras árvores. O que aquela árvore representava para Adão e Eva é o que o dízimo representa para nós.

Deus criou tudo. Tudo era dEle. Ele resolveu dar tudo ao homem e pede apenas que o homem devolva 10% de tudo o que recebe, como sinal do pacto que fizeram. Separando o que é de Deus, o homem pode considerar o restante como sendo dele. E Deus abençoa tudo o que sobrou, para que se multiplique.

Assim, enquanto não tocaram na árvore que pertencia a Deus, o dízimo do Jardim do Éden, Adão e Eva não tinham do que reclamar. Não era nenhuma regra injusta ou impossível de se cumprir. Tudo o que eles precisavam era obedecer.

A obediência era um gesto de respeito e de consideração por tudo o que tinham recebido. Mas, eles foram ingratos a Deus e desobedeceram, comendo o fruto da única árvore que Deus ordenou que não comessem.

Ele sabia o que era melhor para eles, por isso, proibiu. Deus queria protegê-los. Mas eles duvidaram dEle e preferiram obedecer ao mal. Foi assim que entrou o mal no mundo: por meio da desobediência. Ao se aproximar do mal, o homem se afastou de Deus. Com a desobediência, o pecado e a morte entraram no mundo.

Toda atitude tem uma consequência

No Jardim, havia outra árvore especial, chamada Árvore da Vida. Os frutos dessa árvore dariam ao homem o poder de viver para sempre. Como agora o ser humano já conhecia o mal, não poderia mais viver para sempre.

Assim, Adão e Eva foram expulsos daquele lindo Paraíso que ganharam de Deus. Eles estavam, naquele momento, colhendo as consequências da atitude que escolheram ter.

Assim é com nossos pais. Eles trabalham para nos oferecer o melhor. Quando nascemos, não sabemos andar, nem falar, nem preparar um sanduíche. Recebemos tudo daqueles que cuidam de nós. A única coisa que eles nos pedem é a obediência.

Dentro de nós, temos um pouco de Adão e de Eva e nem sempre confiamos que nossos pais sabem o que é melhor para nós. Nem sempre queremos obedecer, mas devemos obedecer, por amor e honra a eles.

Obedeça até nas coisinhas pequenas

Mesmo nas coisas pequenininhas, como o horário de dormir, não sair de casa sem avisar, não comer besteiras, fazer a lição de casa, ir para a escola...o que mais seus pais dizem para você não fazer ou para você fazer? O que às vezes eles dizem e que, se você fizer ou não fizer, pode ficar de castigo?

Assim como Deus expulsou Adão e Eva do Paraíso pela desobediência, nossos pais também são obrigados a tirar algumas coisas de que gostamos para aprendermos a obedecer. É para o nosso bem.

Mas não precisamos aprender só com o sofrimento. Podemos aprender usando a inteligência, vendo o erro dos outros e escolhendo não errar.

Não podemos voltar no tempo e desfazer a bobagem que Adão e Eva fizeram com o mundo, mas podemos nos dedicar a não fazer nada parecido com a nossa vida. Podemos não convidar o mal para entrar em nossa vida, obedecendo a Deus e aos nossos pais. Ao escolher a obediência, nos mantemos próximos de Deus e longe do mal.

A obediência protege

Obedecer a Deus, aos pais, às professoras, às leis... a obediência nos protege e nos ajuda a crescer felizes, pois nos aproxima de Deus. O mundo exalta a desobediência porque este mundo está ainda nas mãos do mal.

Tudo o que o mal quer é manter as crianças afastadas de Deus. As pessoas querem felicidade e sucesso, querem vencer na vida, querem realizar seus sonhos. Mas, a única maneira de conseguir alcançar isso tudo é fazer um pacto com Deus. A obediência é o segredo do sucesso e de ser um vencedor.

Fique atento a todas as coisas que seus pais pedirem e a todas as regras que você tiver vontade de desobedecer. Faça uma escolha inteligente, lute contra a sua vontade e obedeça. Para consertar as coisas na sua vida, desde cedo, faça esse pacto com Deus.

CONCLUSÃO:
Obedecer é ser inteligente. Esse é o segredo de ser um vencedor.
Repetir a frase:
A obediência é o segredo do sucesso e de ser um vencedor!
Observações:
·         Fazer perguntas para as crianças (as que colocamos abaixo são sugestões que podem ser usadas, mas a tia, que conhece as crianças e está com elas na hora da aula, pode – e deve – criar as suas próprias perguntas, relacionadas ao tema, para interagir melhor com elas e fazê-las pensar, aplicando à própria vida o que ouviram).
·         Pedir testemunhos (é importante que as crianças vejam o resultado do que tem sido pregado. Assim como o pastor mostra os testemunhos de transformação de vida, é importante que a tia mostre também testemunhos. Converse com as crianças e veja o que esses ensinamentos têm feito na vida delas. Você irá se surpreender e o Espírito Santo orientará seu trabalho).
Quem já desobedeceu e se deu mal? Quem obedeceu e viu resultado?
Quem era desobediente e, depois do que ouviu, começou a obedecer mais? (Essa pergunta deve ser feita ao longo do mês, depois de a criança já ter assistido a algumas aulas do tema.)
PS: Interagir com as crianças, de acordo com as respostas. Pedir direção do Espírito Santo.
Saber dar exemplos para a criança a cada dia receber um ensinamento extra.
Os temas são mensais, mas as tias devem enriquecê-los com exemplos diariamente.

Frases-chave para nortear a aulinha das crianças menores:
Tudo o que Deus fez era perfeito
Deus fez tudo o que o homem precisava para ser feliz
Deus deu muitas árvores ao homem e, como reconhecimento, pediu para não tocar em apenas uma delas.
Aquela árvore representava o dízimo. 
O homem foi ingrato e desobedeceu
Com a desobediência, o pecado e a morte entraram no mundo
Toda atitude tem uma consequência 
Devemos obedecer aos nossos pais por amor e honra a eles
Obedeça até nas coisinhas pequenas
Podemos escolher não errar e evitar o sofrimento
Ao escolher a obediência, nos afastamos do mal
A obediência protege
A obediência é o segredo do sucesso
Faça um pacto com Deus

E aqui... uma postagem inicial com um LEQUE DE OPÇÕES

41 comentários:

luana salviano disse...

muito forte esse tema, e verdade a obediência e chave rumo a vitoria luana-educadora itaporanga2 pb

luana salviano disse...

muito forte esse tema ,obediência e a chave rumo a vitoria.luana-educadora itaporaga2 pb.

Flávia Cristina Calixto disse...

Nada melhor que iniciar o ano com um tema de grande importancia como esse obediência, vomos mostra para os pequeninos que devemos andar no caminho da obediência. Tenho certezar que esse mês vai ser muito abençoado, já estamos nessa fé.

Flávia da EBI de Pedras de Fogo1/PB

Cinthia Nascimento-EBI Pedras de Fogo 2-Paraíba disse...

Nossas crianças e adolescentes serão muito abençoados através desse tema que indispensável na nossa vida com Deus!
Na fé

Eleni Angelica disse...

Amei o tema dar trabalhar o comportamento deles é a te mesmo como eles se comporta na aulinha muito bom que Deus abençoe todas. Eleni parelheiros vargem grande SP.

Manoela Santos da Silva-Pedras de Fogo 2 -PB disse...

Tá ligado !

TIA CLÁUDIA - EBI - PARAIBA disse...

2015, começou com um tema muito abençoado. Obediência. É tudo que o nosso Deus quer de todos nós e sem dúvidas e o segredo para o sucesso em todas as áreas da nossa vida. Vamos abençoar nossas crianças nesta fé. TIA CLÁUDIA - EBI - JOÃO PESSOA / PB.

Tays Cruz de Souza disse...

SOU A TAÍS DE SALVADOR BAHIA/ CALABETÃO.

SERÁ UM PRAZER ENSINAR AS NOSSAS CRIANÇAS SOB A OBEDIÊNCIA, SEJA AOS PAIS AS AUTORIDADE E PRINCIPALMENTE EM OBEDECER A PALAVRA DE DEUS, TEREMOS O MAIOR PRAZER DE INICIAR ESTE ANO COM ESTE TEMA TÃO VALIOSO.
NA FÉ!

Tays Cruz de Souza disse...

olá sou a Taís
CALABETÃO/SALVADOR/BAHIA

SERÁ UM PRAZER ENSINAR AS NOSSAS CRIANÇAS A IMPORTÂNCIA DE SEREM OBEDIENTES AOS PAIS, AUTORIDADE, E PRINCIPALMENTE A PALAVRA DE DEUS.
OBEDIÊNCIA ESTE TEMA POSSUI GRANDE VALOR E ENSINAMENTO:
A obediência é o segredo do sucesso e de ser um vencedor!

Odélia Oliveira dos Santos disse...

Vai arrebentar, obediência foi o segredo de nosso pai na fé.
Odélia santos. M boi mirim/ Jd Thomas zona sul SP.

Waldirene Gallo - Vitória / ES disse...

A obediência faz parte dos princípios de quem tem uma vida com Deus, verdadeiramente não poderíamos iniciar o ano de 2015 com um tema melhor que esse, darei o meu melhor para que cada criança aprenda a essência da obediência na vida espiritual através dos ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo.. Waldirene Gallo – EBI > Catedral de Vitoria/ES

Waldirene Gallo - Vitória / ES disse...

A obediência faz parte dos princípios de quem tem uma vida com Deus, verdadeiramente não poderíamos iniciar o ano de 2015 com um tema melhor que esse, darei o meu melhor para que cada criança aprenda a essência da obediência na vida espiritual através dos ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo..Waldirene Gallo – EBI >Catedral de Vitoria/ES

gabi tuao disse...

Eu simplesmente amo esse tema ... Além de ter muitas maneiras de trabalhar com ele, é um tema que sempre chama a atenção dos pequenos ^^

Ana Caroline EBI Cipó disse...

Arrebentou é um tema muito bacana em que podemos acompanhar o resultado de perto atendendo os pais vai Ebi e tf no mesmo espírito. ..

Priscila Bense disse...

Vou adorar trabalhar com esse tema, pois da para criar varias ideias sobre esse tema . amei vai arrebentar, mt bacana.

Priscila Bense
Campos dos Goytacazes
Regiao I.P.S

Tamires Belarmina disse...

Muito forte!!! Quando somos obedientes a Deus ele estará sempre conosco em todos os momentos e nos dá a vitória.

Tamires Belarmina disse...

Muito forte!!! Quando somos obedientes a Deus ele estará sempre conosco em todos os momentos e nos dá a vitória.

BETHY PEREIRA disse...

Meu nome é Bethy sou educadora de Taboão Da Serra.sp
Amei o tema que vamos usar este mês de janeiro,pois vai ser muito proveitoso,pois temos infelizmente temos visto muitas crianças que ainda tem sido desobediêntes,aos pais ,aos professores e não dizer até na sala da ebi,vamos nos empenhar em dar o melhor para que elas aprendam a obedecer em tudo e principalmente a Deus,que o Espirito Santo nos oriente para que venhamos a dar o melhor para as crianças.
2015 chegou com tudo!!!!

camila pereira gatto de lima disse...

Não poderia ter tema melhor que esse para iniciar o ano. Vamos ARREBENTAR. EBI de Iguape S.P

Karol Melo disse...

Muito forte! Deus vai agir muito mais neste mês.. Ebi Paraíba - Karol melo

Amanda Lindaluz disse...

Tá ligado , esse tema é ótimo , e nos aproxida de Deus.

EBI Mandacaru- João Pessoa-PB

Lisley Felix / Fortaleza-Ce disse...

Muito importante esse tema, para mim a obediência está inteiramente ligada a confiança. Se levarmos os pequeninos a obedecer, eles crescerão confiando nas promessas de Deus e obedecerão por amor e temor a ELE. Tenho certeza que esse tema só acrescentará na vida de todos. Até mesmo nós educadoras.

Lourdes Sabino disse...

Muito bom esse tama e as sujestoes para trabalhar com os pequenos. Parabens pessoal do blog.lourdes ebi ipes joao pessoa pb.

Vanessa aeroporto paraiba disse...

Tudo bem explicado sobre este tema que é um, mas é muito importante vamos trabalhar neste tema em cima da palavra de Deus com recursos visuais, e concerteza vamos alcançar as crianças, começando o ano trabalhando forte para alcançarmos o maior número de crianças levando elas a serem obedientes e agradarem a Deus VANESSA - AEROPORTO - PB♡♡♡

Gislene Santa Rita disse...

Ameii parabens ...
Educadora. gislene da silva .

St.rita pb

Simone Eugenio disse...

O tema desse mês está forte, contribuirá para que o caratér de crianças de Deus venha ser formado..

Simone / Piracicaba - sp

Anônimo disse...

Boa noite! Amei o tema, nós as tias da sede Céu Azul vamos ensinar as crianças e também praticaremos esse tema a obediência.

Larissa Cruz - IURD sede Consolação - São Paulo SP disse...

Boa tarde! :D
Gostei muito do Tema deste mês e das dicas dadas no Blog!
Colocaremos em prática e desenvolveremos o Tema com as crianças aqui da EBI da Consolação/ São Paulo/ SP.

Que Deus as abençoe grandemente,
Bjinhos

Táis lopes disse...

amei esse tema,muiiitoo forte!!! por que se somos obediente Deus sempre estará conosco VAMOS ARREBENTAR EDUCADORAS DA EBI ILHA DE MARÉ BANANEIRAS

TAIS/ILHA DE MARÉ

Fabiaan gyi disse...

Muito forte. ..

Angélica da Silva disse...

Tá ligado! Esse tema veio na hora certa. Assim como Adão e Eva, Jonas foi um exemplo de desobediência na bíblia.

Angélica da Silva - Catedral de Del Castilho - RJ.

DEBORA Flores Pereira disse...

Sou Debora e moro em Rio Grande RS

Deborah de Souza Vitor M da Luz disse...

Sou a tia Deborah de Pitanga Pr agradeco a Deus pela direcao que e nos dada na EBI e que Deus abencoe esses pequeninos cada dia mais e todos que fazem a obra do Senhor

DEBORA Flores Pereira disse...

Agradeço a Deus por fazer parte da EBI os pequeninos são uma dádiva de Deus.

Ana Cavalcante disse...

Esse tema é excelente. Ele nos faz refletir sobre nossa obediência a Deus e não só as crianças.
Muito bom!

Rosemare Rodrigues disse...

Falar sobre obediência, é muito prazeroso, pois tivemos vários exemplos na Bíblia, inclusive o nosso pai da Fé Abraão, que não operou milagre, mas através da obediência, se tornou o nosso pai da Fé.

Francisca Fracileuda Correia da Silva disse...

Meu Deus à cada dia que passa eu vou a prendendo mas e mas ais coisas de Deus muito forte ais coisas de Deus são pefeitas

Francisca Fracileuda Correia da Silva disse...

Muito forte

itana cristina Nascimento disse...

Muito forte amei o tema e que Deus fale com cada tia para que venhamos fazer o nosso mehor . Tia itana ,dias d'avila ba

itana cristina Nascimento disse...

Amei muito forte.

itana cristina Nascimento disse...

Amei muito forte.