Tema de Fevereiro/2015 - TEMOR


FEVEREIRO

ALVO DA LIÇÃO:  TEMOR
OBJETIVO:
Ensinar às crianças acerca do temor a Deus e respeito ao próximo. TEMOR A DEUS E RESPEITO ÀS AUTORIDADES.
LIÇÃO:
AS VANTAGENS DE TEMER A DEUS E RESPEITAR ÀS AUTORIDADES
“O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” (Provérbios 1.7)
Para ter garantido o direito de andar em liberdade, temos que respeitar as leis do país. Para garantir o direito de andar com Deus, temos que respeitar a Deus.
Deus é o maior interessado em que sejamos felizes e estejamos ao lado d'Ele. Porém, por causa da desobediência de Adão e Eva, toda a humanidade perdeu o direito de estar ao lado de Deus.
Porém, como Ele nos ama e quer o melhor para nós, providenciou a salvação, que é uma forma de voltarmos a ter condições de estar ao lado d'Ele. Mas, para ter essa salvação, devemos obedecer a Deus (você se lembra do que falamos no mês passado, sobre obediência?) e respeitá-lo como nosso Senhor.
A Bíblia nos ensina que o temor do Senhor é o princípio do saber e que só os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. Então, se quisermos ser realmente inteligentes, temos que aprender a temer a Deus. Mas o que é temer a Deus?
A palavra “temor” pode ter vários sentidos. O sentido que é usado aqui não tem nada a ver com medo. Temer a Deus não é ter medo de Deus, temer a Deus é ter respeito por Ele.  Temor não é medo. Temor é respeito e consideração com Deus, por Ele ser Senhor.
Se afaste do mal
E não adianta só a gente dizer que tem respeito. O respeito é mostrado por atitudes. Em outro versículo, a Bíblia ensina: “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal” (Provérbios 8.13). Deus é a fonte de tudo o que é bom. Logo, para mostrar respeito a Ele, devemos nos afastar de todo o mal.
Respeitar outras pessoas por obediência a Deus é também uma forma de mostrar temor. Porque Deus nos pede que tenhamos respeito aos outros, nós teremos boas atitudes com os outros. Não importa se essas pessoas merecem ou não, não fazemos porque merecem, mas porque tememos a Deus.
O temor a Deus também nos faz respeitar as autoridades, como nossa professora, os policiais, nossos pais e todas as outras autoridades, porque está escrito: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas” (Romanos 13.1).
Se toda autoridade é instituída por Deus, temos que respeitá-las porque respeitamos Aquele que as instituiu. E, se alguma dessas autoridades agir de forma injusta, terá de prestar contas a Ele.
Deus defende quem é obediente
Quando demonstramos temor a Deus, Ele mesmo nos defende e compra nossas brigas. Quem é temente a Deus tem a garantia de que está com Ele. Por isso o temor é o princípio do saber, quem teme a Deus evita o mal e, com isso, evita muitos problemas. E mesmo quando passa por dificuldades, tem a ajuda dEle para superar tudo.
O temor garante proteção de Deus. Quer atitude mais inteligente do que essa? Veja a história de Jó. A Bíblia diz sobre ele:
“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.” (Jó 1:1)
Jó se desviava do mal. Como se desviar do mal? Ser honesto, não roubar, não mentir, ser sincero, ter respeito e se manter longe de falsidade e de fofoca são algumas formas de se desviar do mal.
Tudo aquilo que nos leva a errar e a fazer o que prejudica aos outros e a nós mesmos deve ser evitado. Isso é uma forma de temor e obediência, se a razão para evitar o erro for agradar a Deus.
Assim, Jó se tornou uma referência de comportamento, a ponto de ter sido reconhecido por Deus. O diabo tentou destruir a vida de Jó, mas por causa do temor e da fidelidade de Jó, Deus deu a ele o dobro de tudo o que ele perdeu.
Lembra que no mês passado o nosso tema foi “Obediência”? Então, uma das formas de mostrar respeito a Deus é obedecer a Ele. Quando obedecemos a Deus, Ele cuida de nós, tudo o que precisamos, Ele nos dá.
É impossível ser feliz longe de Deus
Hoje as pessoas acham normal desrespeitar, mas isso é errado. Há quem ache que respeitar as autoridades, respeitar os pais e respeitar as leis é coisa de bobo e que quem é “esperto” desrespeita.
Muitos não levam Deus a sério e acham que essa maneira de viver é inteligente, mas não é. Isso é burrice. Se você agir assim, vai ser como todo mundo lá fora.
A maioria das pessoas é infeliz porque não pensa por conta própria. Ao desrespeitar e desobedecer, essas pessoas estão fazendo uma escolha errada e se afastando de Deus. Não tem como ser feliz assim. É impossível ser feliz longe de Deus. E a gente só consegue se aproximar de Deus por meio do temor e da obediência.
Você tem uma escolha. Não precisa ir na conversa dos outros e fazer o que todo mundo faz. Todo mundo está se jogando no poço, você não precisa se jogar também. Pode usar a sua cabeça e escolher respeitar a Deus, respeitar seus pais e professores. Essa é uma escolha que só você pode fazer. Quem é inteligente, se afasta do mal, pois usa a cabeça.

CONCLUSÃO:
Respeitar a Deus é questão de inteligência. Quem teme a Deus alcança sabedoria e se aproxima mais dEle.  Quem honra a Deus será honrado por Ele, e será muito abençoado.
Repetir a frase: Eu sou inteligente, escolho temer a Deus e me afastar do mal.

Observações para as tias:
·         Fazer perguntas para as crianças (as que colocamos abaixo são sugestões que podem ser usadas, mas a tia, que conhece as crianças e está com elas na hora da aula, pode – e deve – criar as suas próprias perguntas, relacionadas ao tema, para interagir melhor com elas e fazê-las pensar, aplicando à própria vida o que ouviram).

·         Pedir testemunhos (é importante que as crianças vejam o resultado do que tem sido pregado. Assim como o pastor mostra os testemunhos de transformação de vida, é importante que a tia mostre também testemunhos. Converse com as crianças e veja o que esses ensinamentos têm feito na vida delas. Você irá se surpreender e o Espírito Santo orientará seu trabalho).

A tia deve pedir testemunhos dos alunos, relacionados ao tema.
Quem já desrespeitou e se deu mal? Quem respeitou e viu resultado?
Quem já foi desrespeitado? Você gosta de ser desrespeitado? Quando você se sente desrespeitado?
Quem desrespeitava e, depois do que ouviu, começou a respeitar? (Essa pergunta deve ser feita ao longo do mês, depois de a criança já ter assistido a algumas aulas do tema.)

PS: Interagir com as crianças, de acordo com as respostas. Pedir direção do Espírito Santo.
Saber dar exemplos para a criança a cada dia receber um ensinamento extra.
Os temas são mensais, mas as tias devem enriquecê-los com exemplos diariamente.
Frases-chave para nortear a aulinha das crianças menores:
Temor é respeito e consideração com Deus, por Ele ser Senhor
Se afaste do mal
O temor a Deus nos faz respeitar as autoridades

Deus defende quem é obediente
É impossível ser feliz longe de Deus
A obediência nos aproxima de Deus

Não vá pela cabeça dos outros. Quem é inteligente, se afasta do mal.


40 comentários:

ELIANE FREITAS disse...

A cada tema um aprendizado para nos , sei que este vai abençoar ,sabendo que estamos no Jejum de Daniel

Eliane -Sede Piraporinha/Diadema

Bjis com carinho

TIA CLÁUDIA - EBI - PARAÍBA disse...

Amo este tema, é muito rico em termo de experiencias com Deus e testemunhos. Será uma bênçâo na vida de nossas crianças. Na fé. TIA CLÁUDIA - EBI - JOÃO PESSOA/PB.

Jéssica Cândido disse...

Olá bom dia! Minhas queridas, como tem sido diferente as aulinhas com essa nova direção, O Espírito Santo tem tido espaço para agir e fazer o seu plano na vida de cada uma , pois elas tem conseguido absorve aquilo que tem sido passado em cada aulinha, através de exemplos, dos materiais mostrados para que as aulinhas sejam especiais, e a nossa comunhão com DEUS tem sido extremamente importante, pois temos a direção certa para passar para elas.. que nosso lindo DEUS continue a abençoar mais e mais ... bjuss
Jessica Bodocongo II Campina Grande Paraiba

joseane santosaraujo disse...

Amei o tema deste meis sobre o temor arespeita o procimo e te temor A Deus e as aotoridade tia Joseane Joao Pessoa pb ypeis

joseane santosaraujo disse...

Amei o tema deste meis sobre o temor arespeita o procimo e te temor A Deus e as aotoridade tia Joseane Joao Pessoa pb ypeis

Flávia Cristina Calixto disse...

Tá ligado tenho certezar que o mês de fevereiro sera uma benção assim como o mês de janeiro. QueDEUS continui abençoando toda direção e colaboradores do blog e que nesse mês venha muitos recursos criativos para trabalhar com o tema TEMOR, beijinhoss.

Flávia de Pedras de Fogo1/PB

Josiane Silva disse...

muito forte o tema esse mês !! ensinar as crianças o temor .
principalmente o temor ao SENHOR JESUS !!!
Josiane rodrigues piracicaba-sp

Cinthia Nascimento-EBI Pedras de Fogo 2-Paraíba disse...

Tenho certeza que esse te irá abençoar mais ainda nossas crianças, pois o Temor se ensina desde pequeno!

Giullianna Andrade disse...

EBI-JOAO PESSOA-PB
É UM OTIMO TEMA PARA O MES DE FEVEREIRO!!! O TEMOR É O PRINCIPIO DA SABEDORIA...

Fernanda Silva disse...

Nossa que lega!!!! Gostei do tema. Tá ligado.
Fernanda - Sede Bom Retiro - Interior de SP

Tays Cruz de Souza disse...

Taís/calabetão/salvador/Bahia

Excelente tema a ser ensinado a nossas crianças, este assunto TEMOR tenho certeza que vai complementar o tema anterior OBEDIÊNCIA. Vai ser maravilhoso ensinar o temor a Deus e o respeito com o nosso próximo.

Isabel Castilho disse...

EBI MATHIAS 2 RS Isabel tema maravilhoso, vai ser um complemento do tema anterior, vai arrebentar, levar nossos pequeninos a ter Temor😍😍😘😘

Rosângela Rodrigues disse...

Excelente tema do mês. Sempre vem de encontro com nossa vida. Onde através de nossa experiência possamos transmitir para as crianças. Assim como dito "O temor é o princípio da sabedoria"; ensinamento para vida toda.

Rosângela Rodrigues / Geisel / PB.

Maria Valéria Santos Silva disse...

Muito bom.

Francisca Fracileuda Correia da Silva disse...

Foi maravilhoso o tema obediência as crianças Ouvirão e obedeceram

Francisca Fracileuda Correia da Silva disse...

Foi maravilhoso o tema obediência as crianças Ouvirão e obedeceram

Michelle Reis - Nova Lima/MG disse...

Bom bacana os temas que estamos desenvolvendo com as crianças. Tenho aprendido muito a cada aulinha também. Cada dia mais levando a Palavra de Deus para as crianças.

aline maria disse...

Sempre complementando o assunto (agradeço). Através do temor vem a obediência, para saber q na obra de Deus tem disciplina, e se não tem obediência e temor com as coisas de Deus, não temos resultado em nada.

Tatiane Garcia da Silva Cunha disse...

Bom Dia!!!
Será muito bacana trabalhar com este tema, pois levaremos as crianças a desejarem ter este respeito por Deus, pela obra, pelas autoridades tanto espirituais como todas as autoridades.
E esta semente uma vez plantada, renderá lindos frutos. E com isso se tornarão adultos cheios de temor

Anônimo disse...

Excelente tema, pois para ser obediente é necessário ter temor! - Kelly Farias - sede Itapoã - Vila Velha/ES

Maria José Patos PB disse...

Maria José Patos PB

Muito legal esse tema pois vamos ensinar as nossas crianças sobre o temor a Deus principalmente nesse jejum de Daniel eles aprenderão muito...

Tatiane Gonçalves disse...

Muito forte esse tema.

mere xavier Pombal-PB disse...

TIA MERE POMBAL-PB
Arrebentou esse tema. Muito bom tenho a certeza que as criancas irao amar ...

mere xavier Pombal-PB disse...

Muito bom o tema desse mes. Arrebentou tenho a certeza q as criancas irao aprender muito
.

Beatriz Araújo/Guaraciaba-Ceará disse...

Arrebentou...
A cada dia vemos o cuidado dobrado do Espirito Santo com as nossas criancinhas por isso a cada mês uma direção mais forte que a outra!
Beatriz Araújo/ Guaraciaba-Ceara

Suzi Delgado disse...

Não teria tema melhor para trabalharmos neste JeJum de Daniel....Arrebentou... Suzi Delgado Região Piraporinha

Viviane Nascimento disse...

Este tema realmente vai ser uma benção...

Aline Nicacio de Oliveira França disse...

Esse tema é muito forte, onde podemos ensinar as crianças como devem agir com os seus familiares e diante da sociedade, gostei muito.

Anônimo disse...

TÁ LIGADO, ME CHAMO LUANNY, SOU CONSELHEIRA AQUI EM PESQUEIRA-PE E ESTAREI ENSINANDO AOS TEENS A IMPORTÂNCIA DO TEMOR. SEMPRE ACOMPANHO O BLOG E TEM SIDO DE GRANDE VALIA EM MINHAS AULAS.
DEUS ABENÇOE.

Valdinele disse...

É isso aí! A E.B.I e o TF Teen de Macau/RN já está nessa fé. Vai arrebentar!

Odélia Oliveira dos Santos disse...

Falar sobre obediência foi muito bom, e este tema temor vai complementar o ta do mês passado. Com certeza algo inspirado pelo próprio Deus.

chele disse...

nossa to amando ser tia na EBI de caravelas-ba,todo mes atenta ao tema,e os temas ta sendo todos maravilhosos,esse mes sobre o Temor ja to lendo historinhas pras crianças,todas muita atentas.tia
chele

chele da silvca disse...

Nossa a EBI de caravelas-ba as crianças tão gostando do tema mas porem,com criança agente tem que ser muito ligado pra que eles não venha enjoar das historinhas,temos que ser rápidas e objetivas...to amando ser tia auxiliar...

Érika Dayana disse...

Está sendo uma benção as direções com o tema mensal,Deus está abençoando muito nossas crinças e as Educadoras também.
Erika Dayana-Malvinas-Campina Grande-Paraiba

Thaty Tavares disse...

Fico imensamente feliz ao ver o que Deus tem nos proporcionado através destes temas e recursos. Nós educadoras temos aprendido também. Deus abençoe a todas.

Adelaide Manuel disse...

Agradeço muito a Deus por este blog maravilhoso a mim e as minhas companheiras tem nos ajudado muito que Deus continuie a abençoar a todos.

Adelaide Manuel disse...

O tema da obediencia foi uma grande bençao na nossa Ebi as crianças aprenderam muito, e o blog tem tambem nos ajudado muito tou grata a Deus por ser Educadora na EBI nos temos aprendido muito.

Adelaide Manuel disse...

Agradeço muito a Deus por este blog maravilhoso a mim e as minhas companheiras tem nos ajudado muito que Deus continuie a abençoar a todos.

Unknown disse...

ta ligado

Elaine Mesquita disse...

ta ligado