Bate Papo-Legal: Eu Amo Jesus


BATE PAPO LEGAL
É uma ferramenta e tanto da Revista do Educador.
Uma vez que trata-se de uma ideia interessante para fixar
o ensinamento por meio de uma aplicação de aula.
Olhem só a que vem na Unidade 2 - Respondendo Mansamente.
*********
Educadora, usando caneta pilot escreva, com letras grandes,
três vezes em uma cartolina a frase: “Eu amo Jesus”.
Depois desenhe, em folha de papel ofício,
os sinais de pontuação: (.), (!) e (?) recorte-os e coloque-os à parte.
Comece este momento mostrando a cartolina e dizendo o seguinte:
"Crianças,vamos ler o que está escrito aqui nessas frases:
“Eu amo Jesus”, “Eu amo Jesus”,“Eu amo Jesus”.
Observem que essas frases estão sem os sinais de pontuação, por
isso elas têm o mesmo significado quando as lemos.
Agora observem o que acontece quando colocamos esses sinais
de pontuação no final das frases
(educadora, cole fita adesiva atrás de cada sinal
e depois os cole no final de cada frase).
Vamos ler novamente as frases:
“Eu amo Jesus.”, “Eu amo Jesus!”, “Eu amoJesus?”
Perceberam que as frases com a pontuação soam diferentes.
Na primeira, estou afirmando o meu amor por Jesus;
na segunda, estou exclamando, entoando admiração e,
na última, pergunto para mim mesma se amo a Jesus.
Turma, assim como um único sinal pode mudar a conotação de uma frase,
assim também uma única palavra grosseira
pode gerar uma grande discussão.
Aprendemos, hoje, através do versículo da semana
(mostre o cartaz que acompanha a Revista do Educador) que
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”.
Devemos ter sabedoria e responder mansamente, principalmente
quando alguém está chateado querendo arrumar confusão.
Devemos ser diferentes, tratar bem a todos,
pois Jesus está dentro do nosso coração."
Educadora, no final,
faça uma oração com a turma e depois peça às crianças
que orem por aqueles amiguinhos
que algum dia as entristeceram.

1 comentários:

dalva disse...

Que bom até para nós este ensinamento creio que o pastor deva usar isto em uma reunião para a família e entenderemos como melhorar o trato com nossos familiares dia a dia, afinal com o stress do dia a dia é difícil colocar em prática muito bacana esta dica valeu para mim e muito