Unidade 5 - A Desobediência de Jonas (História)


A desobediência de Jonas
Jonas era um profeta e Deus o havia escolhido para ensinar às pessoas a vontade de Deus.
Um dia Deus deu uma ordem para Jonas ir até a cidade de Nínive. Os moradores daquele lugar viviam fazendo coisas erradas que desagradavam ao Senhor. E Jonas deveria ir até aquele lugar e falar sobre Deus, pois se aquelas pessoas não se arrependessem a cidade seria destruída.
O povo de Nínive era inimigo do povo de Jonas e por isso ele decidiu fugir e se esconder da presença de Deus. Jonas foi para a cidade de Jope, e lá entrou em um navio que estava indo a Társis. O profeta Jonas dormia no porão do navio, quando, de repente, iniciou uma forte tempestade e o mar ficou agitado. As pessoas que estavam no navio resolveram jogar as bagagens ao mar, pois estavam quase afundando, mas não adiantou, e eles começaram a orar para que os seus deuses os salvassem.
Jonas estava no porão dormindo em sono profundo. Então o capitão do navio acordou Jonas e falou:
- Como você consegue dormir nesta tempestade? Ore também para o seu Deus nos livrar.
Aqueles homens serviam a outros deuses e não conheciam o Deus verdadeiro. Jonas explicou que estava fugindo de Deus, e sabia que era o culpado de toda aquela situação. Sabem o que ele fez?
Ele pediu que o jogassem ao mar, pois assim a tempestade iria parar.
Eles não queriam fazer aquilo, mas não tiveram outra escolha e, assim que Jonas foi lançado na águas, a tempestade parou. E o que será que aconteceu com ele?
Foi engolido por um peixe muito grande. Isso mesmo! Deus mandou um peixe bem grandão que o engoliu. Jonas ficou três dias e três noites dentro da barriga do peixe, reconheceu que estava desobedecendo a Deus e orou pedindo perdão.
Deus perdoou Jonas mandou que o peixe o vomitasse em uma praia, e assim aocnteceu.
Depois disso, Jonas foi para Nínive e pregava dizendo:
- Se vocês não se arrependerem, daqui a quarenta dias essa cidade será destruída.
Os ninivitas resolveram deixar as coisas erradas, se humilharam e pediram perdão a Deus, que viu a sinceridade daquele povo e desisiu de destruir aquela cidade.

"As pessoas podem fazer seus planos,
porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra"
Provérbios 16:1 (NTLH)
Encontre os visuais desta historinha em:

Unidade 5 - A Desobediência de Jonas (Visuais)


0 comentários: