Como Ensinar a Palavra de Deus para os Pré-Adolescentes- 2ª Parte



Olá queridos educadores! Na primeira postagem sobre este assunto fiz um breve comentário e deixei 2 dicas de como ensinar os pré-adolescentes. Segue abaixo mais algumas delas, que aliadas ao jejum, oração, compromisso e dependência do Espírito Santo poderão auxilia-los neste trabalho.

3ª- Use uma linguagem menos intelectual: ou seja, dirijam-se a eles fazendo uso de uma linguagem menos formal, sem aperfeiçoamentos em ecesso. Isso não significa dizer que vocês a partir de agora só falarão gírias. Basta apenas fazer uso de um vocabulário mais conhecido deles, com o objetivo de tornar a comunicação mais clara.

4ª- Deixe de lado a pose de sabe tudo: falar com os pré-adolescentes com ar de conhecedor da verdade absoluta só os afastará cada vez mais de vocês. Eles precisam tomar conhecimento de que somos seres humano sujeito a erros e falhas assim como eles. Conte suas esperiências ruins vivenciadas na pré-adolescencia e de como vocês gostariam de ter conhecido Jesus nesta fase. Mostre para eles que até hoje vocês continuam cometendo erros e falhas e que nescessitam da ajuda do Espírito Santo para conduzí-los. Ensine-os que o que faz a diferença da nossa vida com Jesus é que reconhecemos os nossos erros e não insistimos mas em viver na prática do pecado.

No momento, é só... E as dicas continuam na próxima postagem. Até mais, e que Deus os abençoe neste belíssimo ministério!
"Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes". 1 Timóteo 4.16

Gaveteiro da Memória


Olhando assim, sem rolar o post você pensa logo, que legal !! Hoje tem postagem especial de um porta jóia, ou porta-treco, não é?

Mas como estamos trabalhando o joio e o trigo temos concluído que nem tudo que parece é!...

rsrsrs!

Na verdade lhes apresentamos o gaveteiro da memória!



Para fazer não é nada difícil, e a proposta principal é trabalhar todo o conteúdo do mês.

Primeiro pegamos os títulos de todas as histórias e fizemos numa sulfite escrito cada um duas vezes e cada par da mesma cor.

Colamos cada título em uma caixinha de fósforo tamanho grande.


Estaremos usando 10 caixas.

Depois de colar dentro de cada caixinha o título referente a uma semana e fazer isto duas vezes, vamos colar um pedaço de papel colorido na parte da frente e usar um botão para se o puxador.


Feito isto vamos empilhar de três em três e passar fita adesiva.

Depois de montar três montes de três,

vamos emparilhar os três e sobre o monte do meio

acrescentamos mais uma caixa, fazendo um formato pirâmede.


Aí precisamos do seu bom gosto pra encapar com um bonito papel.


Viram que legal!

Agora para a Dinâmica em si...

Bom, primeiro a criança abre uma gavetinha e verá escrito como no exemplo

"A História do joio e do trigo"

Então deixa esta gavetinha aberta e abre outra para ver se acerta onde a educadora colocou a outra gaveta com a mesma frase.


Esta atividade pode ser feita com figuras, exelente para os pequenos de 3 e 4 aninhos,

ou mais complexo para os pré-adolescentes.


E depois de usada com os Títulos das histórias ensinadas,

pode ser feito os versículos ensinados.


A verdade é que é fácil, reaproveitável e dará uma pitadinha especial nos ensinamentos.


Bom trabalho!

"O caminho para a vida é de quem guarda o ensino"

Provérbios 10:17

Leitura Bíblica Mês de Fevereiro

Seguindo a orientação de Deus

"Meditar de dia e de noite"

Eis o propósto de leitura Bíblica para Fevereiro

Procure se organizar para que este, de fato, se torne um hábito.


Tenha o melhor aproveitamento de seu tempo e não deixe de incluir a meditação.

"Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido."

Josué 1:8

Lembrancinha: Joio e Trigo

Como sabemos a diferença entre o trigo e o joio fica visível quando ambos crescem.
Justamente porque o joio não se inclina com seu crescimento, já o trigo quanto mais se desenvolve mais vai se curvando, pelo peso das sementes que carrega.

Temos a preocupação de trazer oportunidades para todos.
Pensando assim, trouxemos uma lembrancinha muito simples mas que tem um grande fundamento.
Quando um responsável vem buscar seu pequenino ele poderia receber gentilmente uma lembrancinha que lhe desse idéia dos ensinamentos dentro da salinha.
Isto pode ser tanto para todas as faixas etárias da  E.B.I.
E olha que tranquilo.

Depois de imprimir a figura do trigo e do joio, e a frase: "Pense Nisso"
Cole em papel cartão de cores sobrepostas,

E do ladinho um representante do joio e do trigo.

Para que fique em pé faça um triângulo de papel cartão, e cole atrás de nosso pequeno painel.

Preciso repetir... Dificuldade zero!
rsrsrs!

Desta forma podemos divulgar o que está sendo ensinado, mas levar os adultos envolvidos com os pequeninos a pensar nisso:
"Nem tudo que parece É!"

Mas: "O Senhor conhece os que lhe pertencem."
II Timóteo 2:19

A CRIANÇA E SUA CAPACIDADE DE INFLUENCIAR


Qual a capacidade de influenciar de uma criança? Eis uma questão para refletirmos. A primeira vista pensamos que a criança é um ser totalmente influenciável e frágil. Mas nós que lidamos com os pequeninos temos ouvidos e olhos apurados para observar suas ações e reações no dia-a-dia. Não é raro estarmos em uma loja, supermercado ou restaurante e ouvirmos: “Eu quero!” , “ Me dá!”, “ Tem que ser agora!” , tudo isso acompanhado de gritos, choros, caras e bocas!
Não é preciso dizer que isso acontece porque muitas vezes os pais não têm domínio sobre o comportamento dos filhos. Mas trataremos aqui de outro aspecto: por que as crianças recorrem com tanta frequência a recursos que façam valer sua opinião e contagiar os que estão a sua volta? E a resposta é simples: porque já aprenderem desde bebês que funciona e habitualmente conseguem com facilidade o que querem.
Se analisarmos, podemos perceber que com o passar do tempo o poder de influência das crianças nas decisões familiares têm aumentado visivelmente. Segundo pesquisas recentes, a criança tem uma grande participação na tomada de decisão nas compras de supermercado, vestuário e até na escolha do modelo de automóvel adquirido pela família. Mas porque isso acontece? Porque os pais muitas vezes carregam consigo uma culpa de não ter como dedicar ao filho o tempo devido e para compensar essa falta permitem uma inversão de valores em que o filho decide, opta e os pais acatam, se esmerando ao máximo para atender prontamente todos os pedidos.
Bom, até aqui falamos sobre a capacidade da criança influenciar mostrando os pontos negativos. Mas como sempre, temos o outro lado da história: sabemos que a melhor maneira de difundir hábitos positivos na sociedade é através de uma educação consciente na infância. Por isso as escolas, com um trabalho pedagógico sério, tem uma grande preocupação em ensiná-las a terem hábitos alimentares saudáveis, reciclar o lixo, preservar a natureza, economizar água, ir ao teatro, ler livros, etc...
Essa estratégia é usada porque a criança não apresenta resistência à mudanças, é fiel aquilo que acredita ser certo e é uma grande difusora de seus ideais e de seus hábitos, ou seja, são excelentes formadoras de opinião.
Sabendo disso, entendemos que o Senhor Jesus confiou em nossos mãos tesouros preciosos, extremamente capazes, que podem ser muito eficientes na propagação do evangelho, auxiliares até mesmo na conversão da família, cabe a nós somente pedirmos inspiração ao Espírito Santo para que saibamos direcioná-las para serem crianças de Deus e consequentemente multiplicadoras da fé cristã.

História do Joio e do Trigo

Queridas Educadoras

Como puderam conferir na última lição, preparamos especialmente para vocês esse vídeo contando a história do joio e do trigo. Usamos também ideias e recursos do blog, o avental de histórias. Você já fez o seu? Não?! Ah, então, mãos à obra, pessoal!!! Não deixem de fazer o seu e contar essa linda história para as crianças!


    

A Parábola do Joio e do Trigo

Olá queridas educadoras!

Para a lição desta semana, seguindo a revista do educador " A Parábola do Joio e do Trigo" faremos um recurso visual super bacana que, com certeza irá chamar a atenção das crianças.

Ele pode ser usado para todas as faixas etárias, até mesmo para os pequeninos do berçário!

Você utilizará materiais simples que poderão ser subtituídos por outros similares, caso não encontrem.

E então, preparadas? Mãos à obra, pessoal!!!

Vamos precisar dos moldes abaixo, retalhos em EVA ou papel colorido, dois palitos para churrasco (cortar em três), retalhos de tecido, cola quente, caneta para tecido verde e marrom, caneta permanente preta, giz pastel seco marrom e vermelho (opcional), alguns pedaços de velcro, tesoura, um par de olhos móveis e um avental em tecido.

Passe os moldes para o EVA (ou papel colorido) e monte os rostinhos: 6 pequenos e um grande



Agora, com a caneta permanente, faça as expressões, sendo: três malvadas, uma feliz, outra assustada e outra dormindo. A maior, faça feliz . Para as sementes, faça um sombreado e detalhe usando o giz pastel seco marrom.


Agora, vamos fazer os ramos de trigo e, para isso, use papel crepom, papel de seda ou retalho de tecido , corte uma tira fina e picote, depois, enrole colando no palito para churrasco. Faça dois saquinhos e cole três ramos dentro


Agora, cole os três rostinhos malvados juntos e as sementes também, depois é só colar o velcro atrás de cada peça.

Por último, cole a outra face do velcro no avental, nos lugares que quiser. Para dar mais vida ao avental, pinte o cenário da lavoura com caneta para tecido e nosso lindo avental está pronto!!!


MENSAGEM SURPRESA
Como as crianças gostam de surpresas, que tal fazer um cartão com a mensagem que queremos passar?

É só cortar uma folha de sulfite ao meio e colar as duas pontas, depois, fazer uma "sanfona". Com um pedaço de papel cartão marrom, faça duas "sementes gigantes": uma para colar em cada ponta da sanfona

Depois é só escrever " EU SOU TRIGO" na sanfona e deixar as crianças abrirem para então descobrirem qual é a mensagem surpresa!