Como desenvolver uma relação de confiança com seu filho.





Muitos pais querem que seus filhos confiem neles e compartilhem o que estão passando. Mais esse relacionamento é algo que deve ser construído com seus filhos. E quando eles são pequenos muitos adultos ignoram os seus sentimentos, opiniões achando que como é criança não tem muita importância ou não é algo muito sério.
Criança também sofre, também sente insegurança e não são poucas as que tem sido vítimas até mesmo de depressão.
Para uma criança crescer segura e feliz ela precisa ser ouvida, muitas vezes o que ela quer é simplesmente alguém que a ouça e lhe valorize como pessoa. A criança não vai ser alguém quando crescer. Ela já alguém agora!
Como é importante para uma criança ter um pai e uma mãe que lhe ouça, lhe olhe nos olhos e saiba respeitar os seus sentimentos. Falar com alguém desatento é algo desencorajador. Aprenda a ouvir sem julgar antecipadamente. Ser um pai ou uma mãe presente não significa apenas dar carinho ou bens materiais. Vai muito além disso. Uma palavra, apenas uma palavra tem o poder de destruir ou construir um relacionamento, tem o poder de desenvolver em uma pessoa auto-estima. Qual de nós adultos, ainda hoje não se lembra de um elogio de alguém que nos estimulou e esse elogio até mesmo serviu para potencializar nossas qualidades?
Por isso hoje em um mundo globalizado, onde as informações nos bombardeiam o tempo todo, onde as pessoas não conseguem tempo para processar tanta informação. Os pais precisam olhar para os seus filhos, conhece-los como pessoa. A vida passa muito rápido e que tipo de relacionamento temos desenvolvido com nossa família? Quando se consegue perceber o esforço em acertar, nós às ajudamos a crescer com mais esperança e confiança. Deus é assim conosco. Ele nos olha com olhar de misericórdia e sempre busca achar em nós o melhor! Nunca desiste de nós. Apesar dos nossos erros. Ele diz não temas, siga em frente, Eu sou contigo! Preste atenção na força dessas palavras!

24 comentários:

Gabriela Tosti disse...

Muito impactante pra mim. Não sou mãe, mas isso deve ser aplicado na EBI, as vezes as crianças nao tem isso em casa.
Vou aplicar com a minha irmã!
Obrigada por essa direção. Beijinhos.

Gabi/SBC-SP

fabiana disse...

Muito forte esta mensagem, gostei muito e abriu ainda mais os meus olhos, pois sou mãe e dialogar, entender e ter uma amizade com os filhos faz toda a diferença na família, muito obrigada.
Beijos da tia Fabiana.
Uruguaiana-RS

Rosa - Recife/PE disse...

Esse tema é muito importante Dna. Patricia, muitos pais ainda não se deram conta disso e deixam de ficar atentos aos seus filhos e muitas das vezes depositando a sua responsabilidade a outras pessoas como a escola, parentes...por exemplo. A sra. tem toda razão quando diz: "A criança não vai ser alguém quando crescer. Ela já alguém agora."
Deus a abençõe sempre!!!bjinhos ^^


Rosa
Catedral da Fé
Recife/PE

Paully Santos disse...

Acredito que se os pais não derem a atenção devida aos seus filhos, com certeza eles irão encontrar a atenção de pessoas erradas e que com certeza o influenciarão a seguir um caminho que o conduzirá a danos irreparavéis.

Ed.Paully Santos/Amélia Rodrigues- Ba

Esther ♥ disse...

oiiee

eu não tem filhos

mas tenho bastante filhos na fé, e tenho esperiencia com isso, q pra a gente conseguir a segurança da criança a gente presisa ouvir ela; ate mesmo na escolinha tem crianças q passa por maior problema em casa aai quando chega na EBI a tia fika flando flando ii como a criança não pode c desabafar com essa tia q num deix nem as crianças flar rsrsrs' mas e bacana e gente saber como devemos nos desenvolvor com os nosso filhos "na fé"

Tia Beca Catedral de Santo André disse...

Ha......se todas as mãe seguissem isso, em particular.

beijos da Re

Carlos Alexandre disse...

A criança apresenta em seu comportamento, algo muito curioso que consegue perceber e guardar para si mesma o que percebe em sua volta. Uma criança que cresce em um ambiente harmonioso e cheio de paz, tende a se tornar um adulto de bem, mas se pelo contrário crescer com brigas de seus pais e a falta de afeto, ela irá crscer e se tornar um adulto cheio de problemas. Tudo reflete naquilo que fazemos!

Dionéia Bernardo-RS disse...

Muito forte essa palavra!!! De fato uma palavra pode trazer nuitas consequencias, boas ou ruins... Devemos observar sempre oq sai da nossa boca!!!! Bjs

Anônimo disse...

muito forte esta mensagem, acho muito importante esta relacao de pai p/ com os filhos pois so assim conseguimos manter um otimo relacionamento com eles... assim tambem e com nosso Deus; tenho um filhao maravilhoso Adolescente e nossa relacao e 10.C
quero agradecer a E.B.I e todos (as) que componhem este corpo por muito que tenho aprendido depois que passei a fazer parte dele no
P-A do boa vista curitiba parana.

Educador Milton - P-A boa vista sede uritiba Parana

Patricia Costa disse...

Que bom pessoal que temos tido essa consciência em nosso trabalho com os pequeninos. Com certeza o nosso olhar e a forma que lidamos com nossas crianças faz toda a diferença... Fica aqui o meu abraço a todo o pessoal do Blog. Patricia Costa.

Patricia Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sede do Pré - RJ disse...

Plena Verdade!

Tia Jac - Catedral São Carlos - SP disse...

Jesus é o nosso maior exemplo de Pai... não podemod de esquecer e sim aplicar o mesmo cuidado com os nossos filhos, mesmo que eles sejam filhos espirituais! Gostei muito desta matéria...obrigada D. Patricia.

Tia Dani - Santa Cruz disse...

Esta mensagem é como pérolas pra mim,sou mãe de três filhos e sei que é de extrema importância de um bom relacionamento com os filhos, obrigado família EBI por esta mensagem linda, que Deus abençõe vocês cada vez mais.
Com carinho,Daniele educadora de Santa Cruz,Rio de Janeiro.
Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sol disse...

Criança só pensa bobagem, criança só fala bobagem....
Essas frases eram antigamente hoje temos que dar todo nosso amor, atenção e dedicar o maior tempo possivel a elas. Vamos na fé ensinando o caminho para queos adultos de amanha seja muito mais felizes e queiram andar nos caminhos de DEus que é o mais importante.
Parabens a todas as tias da EBI.
Vamos na fé para salvar milhares de pequeninos.. Beijus a todas educadoras
Educadora Solange de Paulinia SP

Neydy disse...

Olá...
tenho vivido esse tema na minha vida e no meu dia-a-dia.Sou mãe de 2 filhos que pra mim, são como um presente de Deus.Passei por essa etapa de tudo e por tudo, sempre dialogar com eles todos os assuntos seja qual for. E por isso, tenho visto a resposta de uma convivencia verdadeira de mãe e filhos.
Deus tem sido comigo e com certeza vai ser com você que fizer com determinação e direção de deus o seu papel de mãe. Papel esse, que só cabe á você.
Deus abençoe! Um beijo d.Patricia.

Renata disse...

Muito interessante essa mensagem!
A relação dos pais com os filhos é fundamental, mesmo não sendo mãe para mim essa mensagem é importante pois acho que devemos nos colocar sempre no lugar deles para uma melhor relação com as crianças, muitas delas não encontram isso em casa e encontrado essa confiança em nós ajudaremos e muito no seu crescimento tanto espiritual como psicologico e social...

Educ. Renata ;)
Salvador/BA

dalva disse...

Este post está demaisssssss eu tenho comprovado cada palavra aqui escrita graças a Deus que me proporcionou ter pessoas dedicadas a ensinar eu pude aprender e comprovar que a dedicação aos filhos os torna nossos amigos

Lidiane disse...

Muito importante essa mensagem,...Não há dúvidas de que os pais são os principais responsáveis pela educacão dos filhos. São eles que os acompanham no dia-a-dia e podem observar as suas reacões e comportamentos, identificando as suas más tendências e procurando corrigi-las no momento certo. Bjo grande.!!!

Geane Mesquita disse...

Com certeza temos que estar proximos dos nossos filhos, encontrarmos tempo para ouví-los, porque se não encontra em seus pais pessoas amigas que está pronta para ouvi-los, expor seus problemas e questionamentos, e a deixa que o diabo precisa para enviar pessoas que nada tem a acrescentar no se seu deselvimento, e aprender de modo bem disvirtuado o que é viver.
Essa mensagem vai ajudar não só as mães, mais também as educadoras
que estão engajadas nesta Obra a olhar com muito mais carinho para os nossos pequenos notáveis.
Um abraço a todas educadoras e coordenadoras de todo Brasil.
Geane - Coordenadora Gama Centro DF

Lidiane disse...

D.Paty, amei essa mensagem,...Não há dúvidas de que os pais são os principais responsáveis pela educacão dos filhos. São eles que os acompanham no dia-a-dia e podem observar as suas reacões e comportamentos identificando as suas más tendências e procurando corrigi-las no momento certo. Bjo grande!!!

Aline Marks disse...

Este blog tem somado muiiito no ministério da EBI,aprendo muiiito aqui...e que saudade da D. Patricia e dos meninos aqui na EBI do bras....
Bjokasss

fabiana disse...

Muito forte esta mensagem, gostei muito e abriu ainda mais os meus olhos, pois sou mãe e dialogar, entender e ter uma amizade com os filhos faz toda a diferença na família, muito obrigada.
Beijos da tia Fabiana.
Uruguaiana-RS

Patricia Costa disse...

Sabe pessoal do Blog,
Eu tenho visto como todos que fazem parte desse trabalho amam o que realizam para Deus. Fico muito feliz com essa interação, não importa a distância física mais estamos sempre compartilhando experiências... Um grande bj a todos... Patricia Costa.