EDUCAR PARA SER...


Hoje, ao falarmos de educação não podemos deixar de citar os quatro pilares da educação. Eles foram definidos no famoso Relatório da Comissão Internacional sobre Educação no Século XXI. Coordenado por Jaques Delores. São eles: aprender a conhecer, fazer, conviver e ser.
Podemos observar quando lemos a Palavra de Deus que Jesus é o maior Pedagogo que já existiu. Ele nos ensina na Sua Palavra esses quatro pilares para o desenvolvimento de uma vida saudável e vitoriosa.
*Conhecer: Sabedoria, conhecimento. Quando conhecemos saímos da ignorância. "Mais os justos se libertam pelo conhecimento". PROVÉRBIOS 11.9
* Fazer: Ação, atitude. O que na verdade realiza o homem é poder materializar as idéias, sonhos e objetivos. "A fé sem obras é morta". TIAGO 2 :17
*Conviver: Relacionamento com o outro. Saber respeitar os direitos dos outros. Cumprir seus deveres. Viver de forma sadia com o seu próximo. "Amar o teu próximo como a ti mesmo". LEVÍTICO 19:18
* E o mais importante talvez, o "Ser"... Que é o real objetivo de viver. "Vos sois a luz do mundo". MATEUS 19:18
Todos esses pilares são competências e habilidades que o homem possui e precisam ser desenvolvidas para que seja pleno e obtenha sucesso na sua vida. O que Jesus nos ensina nos evangelhos, se analisarmos, está totalmente integrado aos quatro pilares da educação.

Fonte: (Bíblia Sagrada)
Sugestão: Delores, Jaques ( coord.) Os quatro Pilares da educação. In. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo. Ed. Cortez.


6 comentários:

dalva disse...

Como é bom ter no nosso meio pessoas,sábias que nos ensine, Obrigada Jesus

Janaina disse...

Achei muito rico o assunto abordado neste artigo! É essencial para o desenvolvimento humano a combinação desses quatro princípios, assim estamos preparando nossas crianças para um futuro em que elas façam a diferença, vivendo bem com elas mesmas e com o meio em que elas vivem.

Parabéns EBI.

Pâmela disse...

A cada dia o Senhor Jesus nos dar uma nova revelação, que nos fará crescer como ser humano, esse texto c/ toda certeza despertará a visão de muitos.

Dani disse...

Realmente interessante esse assusnto abordado por vocês!

Vou compartilhar com as educadoras aqui do XAXIM domingo!
Que Deus continue inspirando vocês! E que essa mensagem fique gravado dentro de cada uma de nós!

Ed.Danielle - XAXIM (Curitiba/PR)

Anônimo disse...

Ameiii o artigo...entendo que ser educador é verdadeiramente esta comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas, acima de tudo com o bom uso desse conhecimento. Bjos!!!
Lidiane.

Patricia Costa disse...

Queridas educadoras,
Esse texto trás uma visão ampla da formação do homem. Como precisamos estimular essas potencialidades nos nosssos pequeninos. A feira será uma grande oportunidade para isso, Um bj à toda.Patricia Costa.