Caixa-Cenário

Para nos preparar para a aulinha de domingo onde iniciamos a

Unidade 2 - "Manso como um cordeiro", temos mais uma sugestão:

Uma caixa cenário.

Primeiro tire cópias, pinte e recorte as imagens, preparando assim os palitoches, e parta para a preparação da caixa com papéis ou EVAs, cola e claro uma caixa, que pode ser de sapato ou outra que tenha tampa.


A idéia central é que haja uma caixa tampada, e quando aberta tenha uma possibilidade para contar a historinha com o uso dos palitoches.


Encape a caixa, e na parte interna decore com um cenário simples que apareça solo, montanhas e nuvens.



Em volta da caixa também precisa ser encapada. Na parte de cima, riscamos primeiro onde será cortado para fazer a abertura por onde os palitos seram controlados.



Cuidado com o corte! Sem acidentes! rsrsrs!



Não esqueça de encapar a tampa também bem encapadinha.  Olha só que gracinha... Ah! Mas vamos colocar na tampa o título da história para ficar gravado.



Agora é só se dedicar em contar a historinha usando as imagens.
Procure contar na sequência certinha do planejamento,



Mas depois faça uma brincadeira, mostre as imagens e pergunte as crianças que parte é aquela.
Com certeza eles ficarão eufóricos para contar, e com as crianças maiores, você poderá até escolher representantes para contar a historinha.



Sugerimos a Caixa-Cenário para as salinhas do maternal, mas não é sabio que eles brinquem por causa do palito, porém há uma possibilidade bem simples, quando contar, quebre o palito bem rente a figura e então a criançada poderá tocar e brincar de contar historia como as educadoras.



Temos dito que com tantos recursos fica dificil guardar tudo na EBI, portanto nossa sugestão é que todo este material se torne premiação de alguma atividade, mas nunca esqueça de preparar algo para os que não ganhar o "grande" prêmio. E mais, cuide para que todos tenham oportunidades e não permita que sempre o mesmo ganhe.

Sabe queridas educadoras, a cada semana vocês que se esforçam para melhorar suas aulinhas ficam mais e mais dinâmicas, e desenvolvidas em talentos, por isso, invista, e sempre tenha algo novo para as aulinhas!

8 comentários:

mag disse...

Holaaa! Gosto muito mesmo do bloguinho de voces tias, tem me ajudado bastante, semana passada eu fiz os palitoches para a historinha que era sobre os humildes, as criancas gostaram muito e gravaram melhor a historinha. Quero agradecer a musiquinha que me mandaram e a dica dos envelopes para guardar os trabalhinhos. Um beijo grande a voces tias, e continuem assim pois nos ajudam muito aqui fora do brasil, as suas ideias. Fiquem com Deus!

Joana Darc disse...

ficou lindinho até eu fiquei presa a tarefa. ficou lindinho. temos aqui no blog tarefa pra o ano todinho.
voces estão de parabens

beijos

Tia Joana / Jundiai

Tia Lú disse...

Eu amei esse recurso... as cores estão bem vibrantes e fortes, por isso, chamam a atenção das crianças. Quando usamos um recurso visual, além de chamar a atenção das crianças, faz a história se tornar viva diante delas. Obrigada, Rê pela ideia!!!Beijinhos!

Tia Jac - Catedral São Carlos - SP disse...

Esse cenário é perfeito para pálitoches!

Fabiana de Oliveira - Uruguaiana - RS disse...

Gostei muitissimo, achei o máximo, é como se a histórias criasse vida e tudo aquilo que está na Revista do Educador estivesse acontecendo de verdade ao vivo e a cores rsrsrs...
Beijos da tia Fabiana
Uruguaiana-RS

Rosa - Recife/PE disse...

uau!!arrebentouuu!!!
Bjssss

Rosa
Catedral
Recife/PE

Rosa - Recife/PE disse...

uau!!arrebentouuu!!!
Bjssss

Rosa
Catedral
Recife/PE

Débora -Bairro Alto disse...

muito criativo essa caixinha , vai ajudar muito para contar as historinhas.