A CRIANÇA E SUA CAPACIDADE DE INFLUENCIAR


Qual a capacidade de influenciar de uma criança? Eis uma questão para refletirmos. A primeira vista pensamos que a criança é um ser totalmente influenciável e frágil. Mas nós que lidamos com os pequeninos temos ouvidos e olhos apurados para observar suas ações e reações no dia-a-dia. Não é raro estarmos em uma loja, supermercado ou restaurante e ouvirmos: “Eu quero!” , “ Me dá!”, “ Tem que ser agora!” , tudo isso acompanhado de gritos, choros, caras e bocas!
Não é preciso dizer que isso acontece porque muitas vezes os pais não têm domínio sobre o comportamento dos filhos. Mas trataremos aqui de outro aspecto: por que as crianças recorrem com tanta frequência a recursos que façam valer sua opinião e contagiar os que estão a sua volta? E a resposta é simples: porque já aprenderem desde bebês que funciona e habitualmente conseguem com facilidade o que querem.
Se analisarmos, podemos perceber que com o passar do tempo o poder de influência das crianças nas decisões familiares têm aumentado visivelmente. Segundo pesquisas recentes, a criança tem uma grande participação na tomada de decisão nas compras de supermercado, vestuário e até na escolha do modelo de automóvel adquirido pela família. Mas porque isso acontece? Porque os pais muitas vezes carregam consigo uma culpa de não ter como dedicar ao filho o tempo devido e para compensar essa falta permitem uma inversão de valores em que o filho decide, opta e os pais acatam, se esmerando ao máximo para atender prontamente todos os pedidos.
Bom, até aqui falamos sobre a capacidade da criança influenciar mostrando os pontos negativos. Mas como sempre, temos o outro lado da história: sabemos que a melhor maneira de difundir hábitos positivos na sociedade é através de uma educação consciente na infância. Por isso as escolas, com um trabalho pedagógico sério, tem uma grande preocupação em ensiná-las a terem hábitos alimentares saudáveis, reciclar o lixo, preservar a natureza, economizar água, ir ao teatro, ler livros, etc...
Essa estratégia é usada porque a criança não apresenta resistência à mudanças, é fiel aquilo que acredita ser certo e é uma grande difusora de seus ideais e de seus hábitos, ou seja, são excelentes formadoras de opinião.
Sabendo disso, entendemos que o Senhor Jesus confiou em nossos mãos tesouros preciosos, extremamente capazes, que podem ser muito eficientes na propagação do evangelho, auxiliares até mesmo na conversão da família, cabe a nós somente pedirmos inspiração ao Espírito Santo para que saibamos direcioná-las para serem crianças de Deus e consequentemente multiplicadoras da fé cristã.

7 comentários:

Regina M.Nunes disse...

Amei!
Sugiro até que as Educadoras imprimam enrolem, coloquem um fitilho e façam um trabalho corpo a corpo com os pais, que muitas vezes precisam e não sabem onde buscar orientações como esta.
Diga a cada pai, acompanhe o Blog da E.B.I. porque as Coordenadoras estam colocando idéias e orientações para criação e educação dos filhos, e claro o endereço do blog!
Quando os pais de modo geral enfrentam problemas na criação de filhos tendem a pensar que não tem solução e que é apenas com ele, mas aprendendo as fases da criança e como ensiná-las podemos ajudar os pais na criação e educação de seus filhos, assim o trabalho fica completo, em casa e na E.B.I.

Mais uma vez amei!

Tia Deise disse...

É verdade as crianças influenciam em todo e qualquer ambiente que estejam, basta reparar um pouquinho...rs
Esse trabalho com os pais sugerido acima, é muito legal, traz os pais mais próximos as tias e consequentemente o que é passado na ebi da-se sequencia em casa.
muito legal.

bj e obrigada.

Fat disse...

Nós pais exercemos muitos papéis na vida de nossos filhos, mas o principal é a boa educação. Sabemos que esta não é uma tarefa simples e tão pouco fácil, mas também não é impossível.Precisamos juntar esforços e sabedoria para que o resultado final seja satisfatório e feliz.

TÂNIA-RS disse...

realmente a criança com o seu olhar e coração puro conseguem ganhar um familiar para Jesus. Por isto o trabalho da EBI é tão importante na sociedade que vivemos hoje , onde tantas crianças se perdem no crime e na marginalidade. Deus conta conosco para impedir isto ... vamos lutar
Deus abençõe!!!

Marilda -RS disse...

Marilda- RS

Realmente,as crianças tem uma grande influência na vida dos pais,porque na maioria das vezes os pais dexam o sentimento falar mais alto.E isso faz com que a criança muita das vezes não aceite o não como resposta,querendo sempre que a sua vontade prevaleça.Ai temos que usarmos a nossa fé inteligente para mudar essa situação,e formar um homem e uma mulher de Deus.

Tia Jac - Catedral São Carlos - SP disse...

Poxa amei tambem essa materia... abre muito a nossa visão sobre como entender as crianças de um ponto de vista pedagógico!!! Muito legal e usar essa facilidade da criança para que elas decidam para coisas boas na sua casa e principalmente o que aprender na EBI.

Rosa - Recife / PE disse...

É a mais pura verdade. sem falar que as crianças aprendem tudo com muita facilidade.


Rosa
Recife / PE