Boliche da Fé

Pessoal, olha que Bacana!

Nossa proposta de hoje é que uma vez tendo entendido a postagem com o Título: Brinquedos e Seus Significados do dia 26.10.09, possamos entender que a criança (e nós também) aprendemos muito mais através de coisas práticas e divertidas. Portanto, mãos a obra, vamos construir um Boliche da Fé. Acompanhe os passos:



O Primeiro Passo é conseguir as garrafas e limpá-las. Depois, recorte tiras de qualquer material que você julgue legal para revestir as garrafas. Aqui, usamos tiras coloridas de EVA.

Notamos que depois de revestir a garrafa com as tiras de EVA,  fica um pouco grosseiro no gargalo. Para fazer um acabamento bonito, colocamos um  pedaço de EVA conforme imagem abaixo, no gargalo, e o no fundo também, sendo que no fundo colocamos um círculo.


Agora vem a Parte Supimpa...

Vamos escrever coisas de que as crianças precisam se libertar, ou queiram vencer. Nesta parte é necessário muita atenção. No boliche para crianças pequenas, podemos colocar na garrafa: mamadeira, chupeta,  xixi na cama, enfim, coisas que sejam a realidade delas. Para os maiores, poderá ser: palavrão, mentir, etc., ou seja, podemos adequar o boliche a cada faixa etária que irá brincar. Evidentemente não dará para escrever textos grandes na garrafa. A idéia é colocar uma palavra que represente aquilo que se quer vencer, e ir orientando a criança conforme for jogando. Para escrever na bola usamos canetinha permanente (daquelas que se usa para retroprojetor e CD).

Jogando,  podemos orientar as crianças que não vencemos os problemas todos de uma só vez. As vezes, precisamos usar mais a Fé para acabarmos com todos eles. Assim, através da brincadeira, etaremos ensiando que é necessário ser perseverante, persistente, e que precisamos sempre usar a fé e nunca desanimar.


Bom trabalho, e tenham experiências maravilhosas!
 

Leitura Bíblica Mês de Novembro

Amadas Educadoras, que tal um desafio para estarmos mais ligadinhas com Deus?

Bem, como sabemos, o nosso Deus nos orienta a meditar em sua Palavra dia e noite.
Pensando nisto, preparamos este exemplo de leitura Bíblica diária, para que você possa ler a Bíblia toda, dentro de um ano.
Na escola, lemos livros e mais livros para podemos ser aprovados, em muitos serviços precisamos ler para não corremos o risco de ficarmos desempregados e em alguns casos temos até que decorar centenas de páginas e apostilas. Ora, porque não conseguimos então ler a Bíblia toda se é apenas um livro?
A resposta mais provável é: Não nos organizamos para isto.
Então, nossa sugestão é que você se programe, se organize e aceite o desafio de ler a Bíblia todos os dias fazendo uso deste cronograma abaixo, ou um outro que você mesma poderá estar montando.
É isto... Vamos Meditar!
Deus te abençoe!

Unidade 4 - Paulo, um apóstolo manso

Após a morte e ressurreição de Jesus, os apóstolos receberam o batismo com o Espírito Santo e começaram a pregar o evangelho por todas as cidades e países vizinhos. O desenvolvimento da Igreja era notório, o que deixava irado os religiosos daquela época. Entre eles estava Saulo, um homem da lei muito importante que odiava e perseguia os cristãos, era um homem perverso, egoísta e mau.


A partir do momento que Saulo teve um encontro com Deus, seu coração foi transformado, passou a ser o manso e amoroso apóstolo Paulo.
Nesta semana mostraremos o exemplo do apóstolo Paulo para ensinarmos as crianças e pré-adolescentes que quando temos um encontro com Deus, nós mudamos e passamos a ser mansos, pois o Espírito Santo é quem age em nós.
Vocês educadores, que estarão com eles está semana, deixem aqui seu comentário e suas experiências.

Unidade 3 - Aprendendo a ser manso

O manso é aquele que tem o controle da situação quando todos estão nervosos. Somente aqueles que têm o Espírito Santo e fazem a sua vontade podem ser mansos de verdade. Pedro, mesmo seguindo Jesus, facilmente ficava irritado. Ele era um homem disposto a fazer o que Jesus mandava, e estava sempre do lado Dele. Porém, isto não era suficiente para impedi-lo de agir sem pensar e se irritava com facilidade.

Durante esta semana as crianças e pré-adolescentes estarão aprendendo que somente através do Espírito Santo é que poderemos nos tornar mansos e fazer a vontade de Deus.
Compartilhe essas experiências vividas com eles durante esta semana, deixando aqui o seu comentário.

Novidades no BLOG da EBI

Estamos reformulando o BLOG da EBI para atender melhor a todas as Educadoras e Conselheiros que têm se dedicado neste trabalho. Estamos verificando novas possibiliades de visual, material adicional como vídeos e fotos, além de incluir categorias onde serão guardados muitos assuntos referentes às crianças desde o berçário aos pré-adolescentes.
Aguardem.

Mais espaço no BLOG da EBI

A partir de hoje o nosso Blog entra em uma fase de reestruturação onde poderemos melhorar o atendimento e dinamizar o trabalho com toda a equipe.
Mas podem continuar acessando normalmente.
 

Contato

Olá, Educadores e visitantes do BLOG da EBI.
Envie suas dicas e sugestões para o e-mail abaixo:

 
E quando tiverem Recursos Visuais
que possam ser úteis dentro da Salinha,
Enviem para o Email:
 

Quem somos

Agora a EBI conta com uma nova ferramenta de interatividade entre coordenadores e colaboradores desta obra tão importante. Este espaço é exclusivo para educadoras e conselheiros da EBI Com este blog poderemos publicar frequentemente assuntos relacionados aos temas ensinados por vocês em sala de aula, a fim de melhorarmos nossos métodos de ensino com as crianças e os pré-adolescentes. Esperamos encontrar, em cada comentário, novas idéias e inspirações capazes de gerar novos recursos para que haja um maior crescimento deste ministério.