Como ensinar a Palavra de Deus para os pré-adolescentes?


Tenho ouvido constantemente esta pergunta. O que tenho para dizer a respeito é que essa não é uma tarefa fácil, entretanto, não é preciso ser um expert em comunicação para falar de Deus para essa faixa etária. É óbvio que, quanto mais você se informar, mais chances terá de acertar. Para obter êxito precisamos ensinar com dedicação, simpatia, criatividade e é claro, colocar-se sempre na dependência do Espírito Santo.
Saiba que nem sempre conseguiremos 100% de aprovação da turma, mas, com certeza, uma boa parte dela será alcançada. Como foi o caso do Senhor Jesus ao ensinar os discípulos. Eles eram em número de doze e apenas um deles se perdeu (Judas). Isso porque, como é do nosso conhecimento Ele se esmerou em ensiná-los. Traremos a partir deste artigo 8 dicas importantes que devem ser observadas ao ensinar os pré-adolescentes:

1ª - Identifique-se com eles: este é um fator predominante para assimilação de qualquer conceito por parte deles. É bom tomar cuidado para que a sua maneira de falar, vestir, etc., não se torne um empecilho, e sim, uma ponte para chegar aos pré-adolescentes.

2ª - Partindo do conhecido para o desconhecido: Esta e outras dicas veremos no próximo artigo. Aguardem!

7 comentários:

Anônimo disse...

esse comentario é de suma importancia para nós, que ensinamos os pre-adolescentes cada ideia vinda da srª, contribui para que as aulas fiquem mais agradaveis para os adolescentes e os conselheiros tenham mais argumentos a usar.

Emmerson
Conselheiro do P.A
Manaus - AM

KERLY - GANDU - BAHIA disse...

OLÁ,
TIAS DO BRASIL E EQUIPE DO BLOG...
OLHA, VOCES ESTÃO DE PARABÉNS PELO NOVO BLOG... ESTÁ DEMAIS!!!!!!!!ERA ISSO QUE FALTAVA PARA TODAS AS TIAS E CONSELHEIROS DO PA, NOVAS IDÉIAS E CRIATIVIDADES PARA INCREMENTAR AS AULAS. COISAS ESPECIAIS QUE AJUDAM A FIXAR O APRENDIZADO E TORNAM AS AULINHAS SUPER ESPECIAIS E ATRATIVAS!!! ESTÁ DEZ!!!!!!!!!!!!! DEUS AS ABENÇOE E QUE AS IDÉIAS VENHAM!!!!!!BEIJOS,
NA FÉ.
KERLY - GANDU - BAHIA

Antônio disse...

Que bom que os conselheiros estão tendo este espaço no blog. Estas dicas são muito importantes para nós.
Muito obrigada

Antônio- Rio de Janeiro

Eliana disse...

Me chamo Eliana e sou do Rio de Janeiro

Precisamos muito, receber dicas como estas. Estou anciosa pela próxima postagem.

Deus abençoe a senhora.

Vinicius do P.A da BAHIA disse...

OI TIA SOU ADOLESCENTE E GOSTO MUITO DO PA, AQUI NA CATEDRAL, VAMOS TER UM EXPOSIÇÃO SOBRE NOSSO ESTADO, O NOME É CONHECENDO NOSSA BAHIA LINDA, ESTAMOS MUITO ANSIOSOS AGUARDANDO ESSE DIA, SER NO ULTIMO DOMINGO DESSE MES DE NOVEMBRO. GOSTO MUITO DE PARTICIPAR DO PA UANDO CRESCER QUERO SER CONSELEIRO.

Patricia Costa disse...

PÔXA JU!!!
Gostei muito das suas palavras de estímulo para os conselheiros do PA. Você tem uma vasta experiênicia com essas turminhas que muitas vezes são desfiadoras.Mas estimulantes também. Estou curiosa para ler as próximas dicas... aguado o próximo artigo. Bjs minha querida. Paty.

Adriana disse...

Esse espaço voltado para os conselheiros contribui e muito para a formação dos adolescentes, muitos conselheiros tem duvidas de que forma dinamizar sua aula e atraves desse espaço sei que muitas duvidas serão respondidas, vamos buscar em Deus a direção de que forma iremos levar os adolescentes a se tornarem pessoas de bem e acima de tudo homens e mulheres com o carater de Deus.
D. Jú estou aguardando mais dicas não demore muito para postar.
Um beijo do Grupo de Conselheiros do Pará.
Adriana Furtado