Boliche da Fé

Pessoal, olha que Bacana!

Nossa proposta de hoje é que uma vez tendo entendido a postagem com o Título: Brinquedos e Seus Significados do dia 26.10.09, possamos entender que a criança (e nós também) aprendemos muito mais através de coisas práticas e divertidas. Portanto, mãos a obra, vamos construir um Boliche da Fé. Acompanhe os passos:



O Primeiro Passo é conseguir as garrafas e limpá-las. Depois, recorte tiras de qualquer material que você julgue legal para revestir as garrafas. Aqui, usamos tiras coloridas de EVA.

Notamos que depois de revestir a garrafa com as tiras de EVA,  fica um pouco grosseiro no gargalo. Para fazer um acabamento bonito, colocamos um  pedaço de EVA conforme imagem abaixo, no gargalo, e o no fundo também, sendo que no fundo colocamos um círculo.


Agora vem a Parte Supimpa...

Vamos escrever coisas de que as crianças precisam se libertar, ou queiram vencer. Nesta parte é necessário muita atenção. No boliche para crianças pequenas, podemos colocar na garrafa: mamadeira, chupeta,  xixi na cama, enfim, coisas que sejam a realidade delas. Para os maiores, poderá ser: palavrão, mentir, etc., ou seja, podemos adequar o boliche a cada faixa etária que irá brincar. Evidentemente não dará para escrever textos grandes na garrafa. A idéia é colocar uma palavra que represente aquilo que se quer vencer, e ir orientando a criança conforme for jogando. Para escrever na bola usamos canetinha permanente (daquelas que se usa para retroprojetor e CD).

Jogando,  podemos orientar as crianças que não vencemos os problemas todos de uma só vez. As vezes, precisamos usar mais a Fé para acabarmos com todos eles. Assim, através da brincadeira, etaremos ensiando que é necessário ser perseverante, persistente, e que precisamos sempre usar a fé e nunca desanimar.


Bom trabalho, e tenham experiências maravilhosas!
 

15 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse jogo! è assim mesmo as crianças aprendem brincando...

Super beijos,

Ana - São Paulo

Ivani disse...

OI E UM PRAZER PARTICIPAR DESSA FAMILIA DA EBI ,BOM PARABENS P/ QEM FEZ ISSO E MUITO LEGAL E JA VOU FAZER AKI P/ AS CRIANÇAS TMB.

Tia Ângela disse...

Gostei muitissimo dessa idéia.Tando as crianças como os Pré adolecentes podem se divertir e aprender ao mesmo tempo.



Valeu pela dica amei S2

Célia Maria Nogueira disse...

eu também gostei muito e vou fazer também, dá pra encher com areia, porque se tiver vento no lugar que vai jogar não fica caindo e rolando, bem legal, valeu...

Suelen disse...

Graças a Deus por este blog !!!!!
Coloquei em prática essa brincadeira na minha aulinha, e foi uma benção !!!!! As crianças aprenderam que através da Fé elas podem derrubar, e vencer todos os problemas !!!!
O que me chamou atenção foi durante a aulinha , depois da brincadeira, um menininho chegou ate a mim e disse: Tia eu vou usar a minha Fé e derrubar o problema que esta na vida do meu pai !!!!!
Isso é gratificante!!!
Um super beijinho a todas !!!

Liliane - Olinda/Nilópolis/RJ disse...

Amei, vou fazer aki também, com certeza as crianças vão aprender brincando, e até as Tias vão querer brincar....Parabéns, é uma benção termos este blog!!!

Alcione e Liliane Olinda/Nilópolis/RJ. disse...

Foi maravilhoso!!! as crianças amaram, a torcida foi fantastica gritando, FÉ! FÉ! FÉ!, derruba a mentira! derruba a inveja!.... Ninguém queria ir embora, e já querem q repitamos a brincadeira no próximo sábado. E fizemos de tal forma que as palavras nas garrafas podem ser mudados, de acordo com o que estiver sendo ensinado. Mais uma vez nós damos graças a Deus por pessoas maravilhosas q vcs são, por estas idéias excelentes q nos ajudam a orientar, e abençoar nossas crianças. Muito obrigada, q Deus continue abençoando vcs!

Tia Jac - Catedral São Carlos - SP disse...

Ai eu vou fazer um deste aqui para a minha queridas crianças... ainda em Junho ! Muito show!! E uma brincadeira porém espiritual.

fabi disse...

MARAVILHOSO ESSE JOGUINHO DE BOLICHE, FICOU JÓIA DE VERDADE.
ESSA IDÉIA É UM MÁXIMOOOOO...
BEIJOS DA TIA FABIANA
URUGUAIANA-RS

Bárbara Bojczuk disse...

Muito bacana essa brincadeira..
Vou fazer pra levar pras minhas aulinhas!
Beijooos..

keyko disse...

Tia keyko de campinas sp. Amei a ideia vou procurar fazer para minha aulinha. Beijos para todas as tias de monte mor campinas sp.

Juliana Wiskevoski - EBI Bairro Alto 2 - Curitiba/PR disse...

Fiz o boliche aqui na EBI, e as crianças amam brincar!

cris disse...

Muito bacana mesmo gostei assim a criança aprende brincando e entende mais.

cris disse...

Sou. Tia cris de lorena -sp achei muito bacana assim as crianças entendem melhor e nao fica cansativo p/elas se divertem e aprendem.

Unknown disse...

É muito legal,pois ensinamos as crianças a lidar com suas dificuldades e que por meio dá fé ... Todas as barreiras são quebradas.